Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por D@nil 7 Comentários

Aviso Importante!!! Os dados citados abaixo podem não estar corretos!!! Pois não tem fonte de pesquisa confiável!!!


Meio ambiente
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre















Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral.
Os constituintes do meio ambiente compreendem fatores abióticos, como o clima, a iluminação, a pressão, o teor de oxigênio, e bióticos, como as condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, saúde e outros. Este artigo refere-se aos aspetos ecológicos do meio ambiente.

Definição
Em biologia, sobretudo na ecologia e ambientologia, o meio-ambiente inclui todos os factores que afectam directamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo (chamados factores abióticos) e próprios os seres vivos que habitam no mesmo ambiente, que é chamado de biótopo.
Os seres vivos ou os que recentemente deixaram de viver, constituem o meio-ambiente biótico. Tanto o meio-ambiente abiótico quanto o biótico actuam um sobre o outro para formar o meio ambiente total dos seres vivos e dos ecossistemas.

Meio ambiente abiótico
O meio-ambiente abiótico inclui factores como solo, água, atmosfera e radiação. É constituído de muitos objetos e forças que se influenciam entre si e influenciam a comunidade de seres vivos que os cercam. Por exemplo, a corrente de um rio pode influir na forma das pedras que fazem ao longo do fundo do rio. Mas a temperatura, limpidez da água e sua composição química também podem influenciar toda sorte de plantas e animais e sua maneira de viver. Um importante grupo de factores ambientais abióticos constitui o que se chama de tempo.

Sua influência
Os seres vivos e os destituídos de vida são influenciados pela chuva, geada, neve, temperatura quente ou fria, evaporação da água, humidade (quantidade de vapor de água no ar), vento e muitas outras condições do tempo. Muitas plantas e animais morrem a cada ano por causa das condições do tempo. Os seres humanos constroem casas e usam roupas para proteger-se dos climas ásperos. Estudam o tempo para aprender a controlá-lo. Outros factores abióticos abrangem a quantidade de espaço e de certos nutrientes (substâncias nutritivas) de que pode dispor um organismo.
Todos os organismos precisam de certa quantidade de espaço em que possam viver e levar avante as relações comunitárias. Também precisam de certa quantidade de nutrientes desprovidos de vida, como por exemplo o fósforo, para manter actividades corporais como a circulação e a digestão.

Meio ambiente biótico
Todo ser vivo se encontra em um meio que lhe condiciona a evolução de acordo com o seu patrimônio genético. A reacção (evolução) leva à individualização dos seres e a sua adaptação ao modo de vida. Quando o meio muda, o organismo reage através de uma nova adaptação (dentro da faixa permitida pelo patrimônio hereditário) que, segundo Lamarck, seria sempre eficaz.
A locomoção, no reino animal, e a dispersão dos diásporos, no reino vegetal, permitem às espécies instalarem-se em novos ambientes, mais favoráveis. É o aspecto principal da migração. O organismo pode, também, diminuir as trocas ou contactos com um meio hostil através da reclusão (construção de um abrigo, enquistamentos, anidrobiose e outros)

Ambientes naturais
Ambientes naturais são aqueles que existem sem intervenção humana. Exemplos de meios naturais: lagos, pântanos, oceanos. Que muitas vezes, são considerados como patrimônio histórico da cidade onde se localiza.

Meio-ambiente artificial
Ambientes artificiais são aqueles que existem com a intervenção do Homem , ou seja são resultado da acção humana . Exemplos de meios artificiais: jardins, salinas.

Ver também
Biodiversidade no Brasil
Ambientalismo
Ecologismo

Ligações externas
Página do Ministério do Meio Ambiente - Brasil
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento regional - Portugal
Agência Portuguesa do Ambiente
Projeto AMAnatureza Ajuda ao Meio Ambiente e à natureza
Ambiente Brasil - portal ambiental

Adaptado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_Ambiente, para fins educativos.




7 Comentários

  1. Anônimo says:

    Gostei muito! parabéns nota 10!
    Me ajudou muito.

  2. D@nil.B says:

    Fico feliz que lhe tenha sido útil essa versão antiga de uma página da Wikipédia, Anônimo! Mas para melhores e mais atualizadas informações devias acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_Ambiente . ;)

  3. Anônimo says:

    Amei o site e mim ajudou muuuito num trabalho do colégio!!!O site é muito especifico isso ajuda muito!obrigada! bjossssss♥♥♥♥♥♥♥

  4. Aliny soares says:

    Ola eu gostei muito,do blog parabens voce brilhou.beijinho email aliny.soares@hotmail.com

  5. D@nil.B says:

    De nada, querida Anônima, o intuito deste blog é exatamente esse! :)
    Muito obrigado, Aliny, nem sabes como fico feliz com esses elogios e carinhos que meus queridos leitores fazem! ^^

  6. jackeline silva meira says:

    gosyei muito do site e gostaria que da proxima vez mandaçe falando sobre a agua quando que vai acabar beijos

  7. D@nil.B says:

    Ainda desenvolverei um artigo sobre a água e o publicarei no blog, Jackeline. Não tive a oportunidade de fazê-lo por causa da complexidade do assunto, e ainda precisarei pensar no formato e objetivo do texto. :)
    Enquanto isso, pode desfrutar do artigo da Wikipédia sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Água

    Ah, e o correto é "mandasse", e não "mandaçe", querida. ;)


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!