Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Danil BR 8 Comentários

Não sei se você já percebeu, mas a premiação de selos que os nossos queridos blogs estão realizando está virando um Telefone-Sem-Fio Virtual. Como você deve saber, o Telefone-Sem-Fio é uma brincadeira que consiste em você dizer uma palavra ou frase para uma pessoa que esteja ao seu lado em uma roda, ela repetir para quem esteja de seu lado e assim por diante. A última pessoa a ouvir a palavra (ou frase) deve dize-la em voz alta, e quando todos a ouvirem certamente soará esquisito para os primeiros que a ouviram e repitiram, pois a cada passagem de um ouvido para outro, a palavra ou frase é entendida um pouco diferente ou são suprimidas algumas letras. Nesta propagação de selos nos blogs está acontecendo a mesma coisa. Eu mesmo quando fui copiar as regras do selo que recebi do Concorde ou Não, resolvi mudar alguns trechos dela, para ficar no estilo do Mídia e Ecologia.com (e também porque eu não gosto de plágio). E quando enviei o selo para o Nitendo Tiras (um dos meus indicados) ele reduziu o Nº de blogs para enviar o selo (confira acessando Selo). Aí eu fui seguindo a trilha do selo denominado Sunshine Award, e descobri que a mudança aumentou, pois o Blogger Alchemist mudou a edição do selo, confira acessando Vote para Deputado Federal Tiririca 2222! Isso comprava o que disse no inicio deste artigo, essa propagação de selos virou um Telefone-Sem-Fio Virtual, pelo menos ficou mais divertido e variado os artigos em que são publicados os selos, e não fica aquela monotomia de links e selos iguais. Mas o importante mesmo é compartilhar links e admirações que são trocadas a cada publicação de um selo.

Bem, o Eletronic Idiots me mandou um selo saído do forno (ele mesmo o criou), segundo ele o S de riquesa (o correto é riqueza) é proposital, provavelmente para parecer um sifrão. Então eu coloquei um traço nesta letra para melhor entendimento (olha eu já alterando o selo, e contribuindo com nosso virtual Telefone-Sem-Fio) do símbolo.
E as regras que os blogs indicados devem seguir (isto está me parecendo mais um jogo de perguntas e respostas do que regras, mas como não foi quem as criou, deixa pra lá), são as seguintes (em negrito, porque em itálico são as minhas respostas):

1 - Mandar para 3 blogs que ajudaram o seu a crescer:
Gerenciando Blog (com suas excelentes dicas), Maluquet na Net (com seus preciosos comentários) e Blog dos Garotos Antenados (com a colaboração de alguns artigos para o Mídia e Ecologia.com).

2 - Dizer qual foi o momento mais feliz da sua vida envolvendo dinheiro:
Agora não me lembro o mais feliz de todos, pois tive vários momentos felizes que envolveram dinheiro. Então me limito a apresentar dois personagens sovinas que me inspiram e trouxeram muitas alegrias e risadas com suas histórias bem boladas, geniais e super hilariantes para mim: Tio Patinhas e Adrian Monk.

3 - Dizer o sinônimo mais bizarro que você souber de dinheiro:
Hã... Serve bufunfa?

4 - Contar uma coisa sobre si mesmo que quer que os outros saibam:
Vou aproveitar esta oportunidade para contar que estou elaborando uma animação (em 2D) sobre uma pessoa mal-educada que não joga o seu lixo na lixeira. Mais novidades em breve.

Por último eu aconselho a avisar os blogs, que forem indicados merecedores do selo, por comentários em seus próprios blogs.
Se tiver alguma dúvida pergunte via comentário deste artigo que eu esclarecerei.



Pensado e Desenvolvido por Danil BR 10 Comentários

Árvores estupendamente verdes, flores desabrochando, passáros cantandos. Não, não estou descrevendo uma cena de novela ou filme romântico, e sim os atos que a natureza apreseta nesta estação de ano (que coincidentemente é muito usada em novelas e filmes românticos), a Primavera.
A Primavera é uma palavra composta pelas palavras em latim prima (primeiro) e vera (verão), e é chamada de estação das flores (por motivos óbvios, e já citados). Em 24 de fevereiro de 1965, no Brasil, o Dia da Árvore foi estabelecido para ser comemorado em 21 de Setembro, por causa do começo da Primavera no hemisferio sul, apesar de já acontecer a festa Anual das Árvores, desde 1965.
Em um dia só duas datas especiais são comemoradas, porque elas se combinam. Nesta época as plantas transformam os locais em que estão mais alegres e coloridos, por causa do florescimento delas. Nesta estação elas se acsalam mais que as outras por causa, principalmente, do aumento da temperatura e a vinda de insetos e outros bichos que polinizam as flores, como abelhas e outros insetos morcegos (sabia não? Descobri esta informação lendo a Super deste mês).

Bem, agora leiam mais um pouquinho (hã?) de informações sobre nossas amigas árvores, que eu encontrei no site Brasil Escola:
" Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face da vida moderna e do aumento da população mundial, às necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas. ".

E para finalizar assistam o primeiro desenho animado colorido da história da animação (que mostra a chegada da Primavera):


E um episódio do Pica-Pau que tem uma temática parecida com a que estamos tratando neste artigo:


Fontes de Pesquisa: Brasil Escola e Sua Pesquisa.com.

Confira também o artigo que fiz ano passado sobre esta data, acessando Dia da Árvore.

Atualização 2/10/2010:
O trecho tachado deste artigo está incorreto. Por isso desconsiderem ele.



Pensado e Desenvolvido por Danil BR 6 Comentários

No mundo da animação, os melhores filmes são os estadunidenses, eles que têm os melhores gráficos e roteiros. Mas o Brasil está chegando perto deles, pois a cada ano estamos produzindo mais curtas de ótima qualidade, e bons roteiros.
E para provar o que digo, irei apresentar dois curtas hoje, um educativo e outro reflexivo.
No Buba e o Aquecimento Global (curta produzido pela Mono) nós aprendemos um pouco deste grave problema com um homem pré-histórico e seu amigo dinossauro (algo só possível em desenho animado, pois os dinossauros foram extintos antes do ser humano aparecer na Terra) que ficam fazendo algumas bobagens e soltando uns gases no desenrolar do filme, isso provavelmente foi feito para o filme não parecer um documentário, e também para distrair as crianças que quiserem assistir, enqunto a narradora fala sobre o aquecimento global. O único defeito que reparei neste curta foi a falta de explicação do assunto, pois no final é dito para combater o aquecimento global e para ajudarmos o planeta, mas como? Essa é pergunta que os mais curiosos devem fazer ao assitir-lo. Mas, infelizmente, este tema não será aprofundado agora (pelo menos não no Mídia e Ecologia.com), então pesquise no Ecosia por enquanto.
O segundo curta é chamado de Reciclando Ideias, e foi produzido por Acacio Alves, que utilizou uma técnica de Stopmotion (muito boa, por sinal). Ele chama a atenção pelo fato de que no planeta Terra foi causado um grande estrago e por isso ele está totalmente sem vida e arenoso. É aí que um robozinho planta uma pequena muda e ela vai crescendo até virar uma enorme árvore e então essa parte do planeta é salva, tendo um belo pedaço de floresta aparecido repentinamente lá (acho que o robozinho enterrou uma planta mágica naquele lugar). A lição de moral por trás disso pode ser a seguinte: Se você ajudar pelo menos um poquinho o seu planeta ele pode desenvolver a cura tão esperada (acho que esta lição está meio surreal, não?).



Não Fique Triste! Este Artigo Ainda Não Acabou. Clique Aqui Para Terminar a sua Leitura
Pensado e Desenvolvido por Danil BR 8 Comentários

 border=Quem acompanha o Mídia e Ecologia.com sabe que o Eco4Planet tem mais destaque aqui do que o Google, mesmo porque o Google não planta árvore nenhuma (nem se você pesquisar umas 100 mil vezes nesse buscador), dirferente do Eco4Planet, que a cada certo número de pesquisas ela planta uma muda de árvore.
Mas também existem outros sites que possuem um sistema de busca de boa qualidade e também ajudam a preservar a natureza.
Sites como o Ecosia, em que o metódo usado é diferente, pois a o invés de plantar árvores, os responsáveis pelo site preservam as árvores. Isso mesmo, segundo o blog Vivo Verde "Os novos usuários desta ferramenta, poderão proteger a floresta e é muito simples. Cada usuário Ecosia novo salva cerca de 2.000 m² (2.392 m ²) a cada ano. O Ecosia é uma organização independente, um site sem fins lucrativos. No qual pelo menos 80% de sua renda em pesquisa vai a um programa de proteção da floresta tropical executado pelo WWF, que usa esse dinheiro para a proteção sustentável das florestas tropicais. Aqui você pode ver uma estatística detalhada de quanto já foi reflorestado e no site (no momento) 62,382,988 m² protegidos."
Também dá para instalar o Ecosia em seu navegador, saiba como acessando Instalar Ecosia (em inglês).
E para finalizar assita um video explicativo muito legal, que explica o procedimento usado pela empresa (mas se você quer saber como este buscador consegue preservar florestas, lendo em vez de assistir, acesse Como Ecosia Funciona - em inglês):




Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!