Mídia e Ecologia.com

Seguindo em Frente, Preservando o Meio Ambiente!

Pensado e Desenvolvido por Colaborador 6 Comentários

Ainda estou em período de "descanso" (provavelmente voltarei no final deste mês), mas como tive a agradável surpresa de receber um texto para colaborar com o MEEC, então resolvi publicá-lo logo.

Escrito pela colaboradora Mariana Bonfim - Contadora da Desentupidora 18 do Forte que ama a vida e se preocupa com o Meio Ambiente.
Seja um Colaborador você também!


A sustentabilidade deve estar presente de forma atuante em nossa vida, começando pela nossa casa. Um dos grandes problemas ambientais consiste na destinação de resíduos sólidos de origem humana. Em um país com precária rede de esgotos, o banheiro seco pode ser uma excelente solução.

O uso deste tipo de sanitário dispensa ou reduz a necessidade de serviços de limpeza e manutenção, como o hidrojateamento, entre outros que demandam uma grande quantidade de água em sua execução.

Este tipo de banheiro é seco, e ecológico, porque não faz uso de água para a descarga. No lugar disto, utiliza a adição de material orgânico seco rico em carbono, como serragem, aparas de grama e cascas de arroz para otimizar o processo de compostagem.

Desta forma, todos os dejetos são aproveitados em um processo bioquímico de transformação das fezes em composto orgânico fértil e totalmente livre de agentes biológicos patogênicos. Diversas empresas prestam serviços para transformar seu banheiro tradicional em um seco. Pesquise em região onde é possível fazer esta obra de grande importância ambiental.
Será bom para você.

Para mais informações acesse:
Sanitário compostável (banheiro seco).




6 Comentários

  1. Muito legal..
    be que podia ser direto assim em todos os lugares...
    mas fazer o que né?

    Depois dá uma passadinha pra ver meu novo trabalho de animação com sucatas...

    abraçosCacinho

  2. D@nil.B says:

    É, Cacinho, bem que eu queria ter uma experiência dessas. Defecação ecológica, o poder de nossos intestinos. XD
    Logo que puder, passo lá para conferir seu trabalho!

  3. Até mostrei essa postagem para um amigo do trabalho. Ele tem uma casa de balneário e lá não tem rede de esgoto.

  4. D@nil.B says:

    É muito bom saber que já estamos podendo usufruir desse maravilhoso mecanismo, Paulo! Um dia ainda desenvolverão um jeito mais prático para reutilizarem nosso "adubo natural" e poderemos utilizá-lo em apartamentos também! Tenho fé nisso! ;)

  5. Morei 3 anos num apto. Prédio de 15 andares, 8 aptos por andar, total 120 unidades, no prédio. Toda a água do banho, era armazenada numa caixa no térreo, bombeada para o alto do edifício e reutilizada para descarga no banheiro. Uma economia brutal... Muito legal e inteleigente.

  6. D@nil.B says:

    Concordo plenamente! E acho que em todos os prédios devia ter um sistema desse tipo. Os chineses que são espertos, todo o esgoto da casa vai parar na privada, igualzinho à esse lugar onde você morou!


Este blog está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Creative Commons License
É permitida a cópia parcial dos artigos do Mídia e Ecologia.com, mas não completa, contanto que os devidos créditos sejam dados ao autor.



Ajude o dono deste blog e clique no banner acima, nem dói!

Se Você Localizar Alguma Dessas Pessoas Entre em Contato

Acesse Outros Links:

Top Blog 2010

Ainda não foi desta vez que o Mídia e Ecologia.com venceu, mas pelo menos ele ficou entre os 100 finalistas. Agora é só torcer para que em 2011 isso mude!